Boas
.
Só tenho acesso aos 80% públicos, que eu saiba; a versão é igual para todos. Realmente os perfis são totalmente feitos em TOPOCAL2010, e levei algum tempo a perceber como
. Depois, via DXF, é que os passos a CAD, e dou os toques finais, traduzo para português os textos, altero tipos e tamanho de letra se necessário, elimino pontos que estão muito juntos e não permitem leitura, etc.
Claro que desenvolvi uns "macetes"
ao longo dos anos que uso o TOPOCAL, desde a primeira versão que me informaram; mas uso um programa meu, no velhinho GwBasic, que lê dados das estações totais ou GNSS/GPS e produz um script que os "despeja", numa "folha" Acad preparada (layres, cores, blocos), e sai logo o desenho feito automaticamente, mediante o uso de códigos numéricos (Leica), tudo em 2D e 3D, layers separados; depois isolo e exporto os layers 3D, via DXF, para o TOPOCAL2010, onde trato de eliminar pontos repetidos, faço o MDT, as curvas de nível, coloco-lhes as etiquetas, elimino os triângulos dentro de casas, muros, poços, etc, mando sempre refazer as curvas de nível para ver o que fica, defino por onde quero os perfis, mando-os fazer, aplico a tabela (guitarra no menu castelhano), definindo alturas de textos e o que vai na exportação DXF.
A partir daí exporto as curvas de nível e etiquetas, depois os perfis, um a um, se foram vários, para AutoCAD/ZwCAD e aqui faço a edição final.
Até o cálculo de volumes de escavação/aterro entre dois levantamentos com a mesma delimitação é fácil, rápida e certeira no TOPOCAL2010, mas ver-se-á melhor num tutorial.
Se este Natal tiver algum tempo, vou tentar mandar uns tutoriais, mesmo que mudos, para o sapatinho TOPOCAL.
Abraço a todos